Como desenhar ilusões de ótica fáceis passo a passo
OutrosDesde o início, desde as primeiras ilusões que vêm da pintura e da arquitetura até exemplos mais modernos que podem ser encontrados nas mídias sociais e na arte moderna, as ilusões de ótica sempre fascinaram a humanidade porque parecem desafiar as leis da percepção e da física como as conhecemos. Esse fascínio continua até os dias de hoje. No entanto, você sabia que é possível criar essas ilusões usando apenas papel e caneta? Aqui, discutiremos as ilusões de ótica e também ensinaremos como você pode desenhar três tipos diferentes!
O que são exatamente ilusões de ótica?
Precisamos definir ilusões de ótica antes de começarmos a ensiná-lo a desenhá-las. Em palavras simples, uma ilusão de ótica seria uma falsa percepção de que algo existe, mas não existe. Essas ilusões se desenvolvem devido à maneira como nosso cérebro processa e analisa imagens e podem, às vezes, criar percepções distorcidas ou falsas.
As ilusões de ótica geralmente são divididas em três categorias, que incluem ilusões literais, ilusões fisiológicas e ilusões cognitivas. Conceitos físicos, como reflexão ou refração da luz, podem criar ilusões literais. A maneira como nossos olhos e nosso sistema visual funcionam é a razão pela qual esse fenômeno acontece em primeiro lugar. Por fim, as ilusões cognitivas, por outro lado, são a forma como nossa mente processa as imagens.
Uma ilusão literal interessante é a ilusão de Ponzo, na qual duas linhas idênticas parecem ter comprimentos diferentes devido às linhas convergentes que as cercam. Essa ilusão se origina do fato de nossa mente acreditar que as linhas convergentes são linhas paralelas no mundo real e, portanto, entender erroneamente os comprimentos das duas linhas.
Enquanto isso, uma ilusão fisiológica clássica é a ilusão da grade de Hermann, em que você vê pontos escuros onde as linhas brancas se cruzam em uma grade de quadrados pretos. Essa ilusão específica decorre do processamento de contraste em nossas retinas e é uma característica de como os sistemas de nossas percepções visuais são conectados.
É por isso que as ilusões cognitivas, por sua vez, manipulam nossas crenças sobre o mundo. Uma ilusão cognitiva comum é a ilusão de Muller-Lyer, em que duas linhas de comprimento igual parecem ter comprimentos diferentes porque ambas têm símbolos semelhantes a setas em suas extremidades. Interpretamos os símbolos como pistas de profundidade em nossos cérebros e, portanto, vemos as linhas como sendo de comprimentos diferentes.
Como funcionam as ilusões de ótica?
Além de aprender a desenhar ilusões de ótica com facilidade, também precisamos conhecer seu funcionamento. As ilusões de ótica exploram as limitações e os preconceitos dos olhos. Nosso cérebro está sempre tentando interpretar o que vemos e tirar conclusões durante o processo. Entretanto, esses processos podem, às vezes, resultar em ilusões de ótica.
O cérebro é programado para reconhecer formas e padrões familiares, o que é uma das razões pelas quais as ilusões de ótica acontecem. Sempre que vemos uma imagem que é mais ou menos diferente do que prevíamos ou mesmo que não é consistente com o que supúnhamos, nosso cérebro não consegue entender a imagem adequadamente e vê uma ilusão visual. Por exemplo, na ilusão do triângulo impossível, nosso cérebro tenta entender os ângulos e contatos impossíveis como um objeto tridimensional, mas isso é totalmente oposto ao nosso conhecimento atual de perspectiva e geometria, o que leva a uma ilusão de ótica.
Outra causa desse fenômeno é a maneira como nosso cérebro processa profundidade, contraste e cor. Nossos olhos são feitos para sentir a luz e a mudança de cor, mas às vezes podem ser enganados por certas combinações de cores ou padrões que criam ilusões de profundidade ou movimento. A ilusão da parede do café, em que as linhas de argamassa entre os azulejos parecem inclinadas ou curvas, é um bom exemplo de como nosso cérebro percebe o contraste e a cor para manifestar ilusões em nossa mente.
Observe que as ilusões de ótica não são apenas truques ou artifícios visuais; elas ocorrem de fato. Elas esclarecem como nossos cérebros e olhos funcionam. Ao estudar essas ilusões, cientistas e pesquisadores podem entender melhor como ocorrem a percepção, a cognição e o processamento visual.
Tutorial passo a passo de como desenhar ilusões de ótica
Agora que sabemos o que são ilusões de ótica e como elas funcionam, vamos aprender a desenhar ilusões de ótica passo a passo! Aqui estão as instruções de como fazer três tipos de ilusões de óptica. Primeiro, abordaremos uma ilusão de ótica de buraco 3D, depois a oval impossível e, por fim, a ilusão de ótica de triângulo 3D.
1. Tutorial passo a passo sobre como desenhar uma ilusão de ótica: buraco 3D
Essa ilusão de ótica faz com que uma superfície plana pareça ter um buraco grande e tridimensional. É um exemplo óbvio de uma ilusão literal, em que as propriedades físicas da imagem enganam nosso cérebro, fazendo-o pensar que há profundidade.
Passo 1: Primeiro, desenhe um círculo pequeno e uma elipse grande, com o círculo pequeno localizado abaixo da elipse.
Passo 2: Desenhe várias elipses que aumentam de tamanho, de pequenos círculos a grandes elipses, com espaçamento crescente.
Passo 3: Em seguida, desenhe um raio de perspectiva pontual e use o efeito esférico do filtro para fazer com que pareça que ele está saliente para fora.
Passo 4: Bloqueie os raios extras fora da elipse e preencha os blocos pretos de forma ordenada e escalonada. Você pode copiar e inverter a cor para preencher um lado primeiro e, em seguida, preenchê-lo, o que pode economizar metade do tempo.
Passo 5: Por fim, desenhe grandes blocos coloridos a partir do círculo menor, reduza a transparência da elipse maior e, por fim, desfoque-os, remova o desenho de linha e pronto!
Essa ilusão brinca com as pré-concepções de profundidade e perspectiva do nosso cérebro. As elipses circulares e o tabuleiro de xadrez dão a impressão de um túnel em espiral e o sombreamento no meio dá a todo o resultado uma sensação mais realista de profundidade. Todos nós sabemos logicamente que um desenho em uma superfície plana é simplesmente um desenho, mas em um ângulo, nossa mente interpreta a imagem plana como um buraco tridimensional.
2. Tutorial passo a passo sobre como desenhar ilusão de ótica: oval impossível
A próxima ilusão de ótica, chamada Oval Impossível, pertence às ilusões cognitivas, onde nosso cérebro não consegue entender o formato que criamos.
Passo 1: Primeiro, desenhe uma forma oval em formato de amêndoa e dois pontos, um de cada lado da forma.
Passo 2: Em seguida, desenhe uma linha curta para baixo a partir do ponto esquerdo e uma linha curta para cima a partir do ponto direito.
Passo 3: Conecte essas linhas e desenhe um círculo contínuo ao redor delas. Neste passo, você finalmente terá um vislumbre da forma impossível.
Passo 4: apague quaisquer linhas sobrepostas ou imperfeições para criar uma forma suave e contínua.
Passo 5: Adicione o sombreamento. Ao adicionar um sombreamento mais escuro ao interior da forma e um sombreamento mais claro ao exterior, o processo dará a ela uma aparência tridimensional muito realista.
Quando você vê essa ilusão, sua mente tentará interpretá-la como um objeto tridimensional, mas o formato dificultará isso, resultando em um efeito muito visual e distorcido.
A ilusão oval impossível viola as expectativas do nosso cérebro sobre como os objetos devem ser organizados no espaço tridimensional. Podemos facilmente ver formas bidimensionais, como círculos e ovais, mas nessa ilusão, nossos cérebros não conseguem entender o loop impossível formado pelas linhas curvas. O sombreamento aumenta ainda mais o efeito, dando a impressão de que a forma tem profundidade e volume, embora tal objeto fosse fisicamente impossível de construir no mundo real.
3. Tutorial passo a passo sobre como desenhar ilusão de ótica: triângulo 3D
Esta última ilusão de ótica é uma representação típica de um objeto impossível, no qual as leis da geometria e da perspectiva são supostamente violadas.
Passo 1: primeiro, crie uma linha horizontal, copie-a no sentido anti-horário e gire-a 60 graus com o ponto mais à esquerda como ponto central para formar um triângulo isósceles.
Passo 2: Estenda uma das pontas no mesmo comprimento, como um leque em espiral.
Passo 3: Então continue a estender o mesmo comprimento da mesma forma e na mesma direção de rotação. Após repetir várias vezes, ele se torna um prisma cúbico com um triângulo rudimentar.
Passo 4: Feche a abertura na parte externa para formar um triângulo 3D completo e incrível.
Passo 5: preencha uma cor de base e adicione uma sombra mais clara na superfície externa para desenhar um triângulo 3D.
Quando você vê essa ilusão, seu cérebro vai querer pensar nela como um objeto tridimensional, mas os ângulos e conexões insolúveis criarão um paradoxo visual que desafia a percepção lógica.
A ilusão do triângulo impossível é um exemplo de como o cérebro tenta reconciliar informações visuais contraditórias. Embora os constituintes do desenho, incluindo as linhas, sombreamento e ângulos, sejam todos lógicos em si mesmos, quando misturados, eles formam uma forma que não pode ser construída no espaço tridimensional. Tentamos ler o desenho como uma forma sólida com ângulos e conexões contraditórias; o resultado é um paradoxo visual que nossos cérebros não conseguem resolver.
Essa ilusão revela as limitações do nosso sistema visual e as suposições e conhecimento em que nossos cérebros se baseiam. Sabemos logicamente que esses tipos de formas não podem existir, mas nossos cérebros ainda estão tentando dar sentido a elas, resultando em uma imagem interessante e, às vezes, alucinante.
Junto com as instruções passo a passo mencionadas anteriormente, praticar e experimentar vários métodos e estilos pode ajudar você a conseguir ilusões de ótica ainda mais impressionantes. Não tenha medo de experimentar cores, sombreamentos, junto com quaisquer outras formas geométricas para ver quais efeitos visuais você pode fazer. Isso conclui nosso tutorial sobre como desenhar ilusões de ótica passo a passo facilmente.
Dica bônus: qual mesa digitalizadora é melhor para ilusões de ótica
Embora você certamente possa fazer ilusões de ótica com caneta e papel, um tablet de desenho pode levar suas habilidades de desenho de ilusão a outro nível. Sem dúvida, o XPPen Magic Drawing Pad é um dos melhores disponíveis no mercado hoje.
O XPPen Magic Drawing Pad é um tablet Android e de desenho 2 em 1. Isso significa que você pode desenhar e fazer ilusões de ótica em qualquer lugar, sem que o tablet esteja conectado a um computador. O tablet tem 16.384 níveis de pressão, o que é suficiente para capturar até mesmo as menores diferenças de pressão para sombreamento preciso e trabalho de linha, um componente essencial para criar ilusões de ótica convincentes.
No entanto, o que realmente define o XPPen Magic drawing Pad à parte está seu AG Etching Display, que imita a resistência natural e a sensação do papel, proporcionando uma experiência de desenho mais confortável. Isso pode ser especialmente útil ao criar ilusões ópticas complexas que envolvem você trabalhando por horas a fio com muita precisão.
Além disso, a caneta EMR sem bateria permite que você desenhe sem precisar recarregar, para que você nunca seja interrompido.
Com o poderoso processador Octa Core embutido, a tela de resolução 2160x1440 e seu peso leve de apenas 599 gramas, o XPPen Magic Drawing Pad é uma ferramenta portátil e poderosa para levar suas criações de ilusão de ótica a novos patamares. Quer você esteja sombreando modelos detalhados, fazendo trabalho de linha ou experimentando diferentes esquemas de cores, a tela de ponta e o poder de processamento do tablet proporcionarão uma experiência de desenho suave. Por apenas US$ 499,99, o XPPen Magic Drawing Pad é um ótimo investimento para artistas e designers de todos os níveis de habilidade, seja você iniciante ou profissional.
Tutorial em vídeo
Conclusão
Ilusões de ótica são interessantes de ver e divertidas de fazer. Leia os passos dados neste artigo para liberar seu mágico interior e realizar essas ilusões alucinantes em sua família e amigos.
Lembre-se de que o truque para ilusões de ótica bem-sucedidas é aprender como nossos cérebros processam informações visuais e explorar essas limitações e vieses, bem como conferir tutoriais como este, onde abordamos ilusões de ótica como desenhar. Quer você esteja fazendo uma ilusão de buraco 3D, uma forma impossível ou um paradoxo geométrico, a arte de desenhar e sombrear é essencial para o resultado final.
Se você realmente quer dominar o desenho de ilusões de ótica, invista em um bom tablet de desenho como o XPPen Magic Drawing Pad. Este tablet tem muitos recursos avançados e oferece uma experiência de desenho intuitiva para cada tarefa de desenho, não apenas ilusões.
Então, o que você está esperando? Pegue seus materiais de arte ou seu XPPen Magic Drawing Pad e mergulhe no mundo das ilusões de ótica. Talvez você consiga criar a próxima ilusão viral que está deixando todo mundo coçando a cabeça! Você pode até aprender a desenhar ilusões de ótica em movimento.
Quem somos
Criada em 2005, a XPPen é hoje uma das principais marcas da HANVON UGEE, integrada a produtos, conteúdo e serviços de desenho digital como uma marca digital globalmente notável de inovação em arte digital.
Saber mais